quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Conheça a história de "Rei Davi"

Nossa história começa por volta de 1045 a.C., em Belém, território israelita. Davi tem 10 anos de idade e está se preparando para pastorear o rebanho de ovelhas de seu pai, Jessé. Cabe a Davi, o menor de sete irmãos, a função de servo de sua casa, sendo preterido em relação aos demais já que seus irmãos ocupam uma posição privilegiada e de honra em sua família por serem valentes guerreiros do rei Saul.

Davi cresce, se torna um grande pastor, mas permanece amoroso, humilde e sensível e sempre em companhia de sua harpa com a qual sempre declama belos salmos e orações à Deus.
Saul por sua vez desobedece as leis de Deus e o próprio Deus através de seu profeta Samuel o avisa que colocará em seu lugar alguém que seja melhor do que ele, alguém que tenha o coração de Deus, com isso, o espírito de Deus se retira de Saul e ele passa a ser atormentado por um espírito maligno. A partir daí Saul passa a se sentir mal e depressivo e somente a Música de Davi o acalma.

Davi passa então a dividir seus dias em servir sua família e ao Rei e, ungido por Deus já que foi o escolhido por ele para substituir Saul, quando leva alimentos aos seus irmãos em um acampamento de guerra, fica sabendo do desafio do Rei que promete riquezas e a mão de sua filha para quem conseguir derrotar o exército inimigo de Deus.

Davi, apesar de seu físico franzino, aceita o desafio e mata Golias, a partir daí, sob a vontade de Deus e agora aclamado pelo povo ele se torna o novo Rei de Israel.

Davi se casa com Merabe, filha de Saul, fato que desencadeia uma série de conflitos, mas longe de casa, o destino o leva a conhecer Abigail e o nosso protagonista se casa novamente, e em sua casa mantém também várias amantes, porém a preferida é Bate Seba com quem terá um filho após perder o primeiro por ser fruto de um amor proibido.

Toda trajetória de Davi é marcada por histórias de amor e ódio, intriga e amizade, traição e perdão e este é o grande legado de Davi: mostrar à humanidade que todos os homens são passíveis de cometer injustiças e pecados, mas que só encontrarão o caminho quando agirem segundo as leis de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário